A visualização do Nine-Box para o gestor, se localiza dentro da avaliação. Para acessa-lo, no menu "Minha equipe", clique em "Relatórios", seleciona a avaliação em questão, em seguida clique em "Nine-Box".






A tela do Nine-Box é a demonstrada abaixo.


Sua estrutura é muito simples. São três linhas e três colunas em plano cartesiano com dois eixos. Dessa forma, são plotados nove quadrados que devem serão preenchidos de acordo com a pontuação do avaliado.


No exemplo abaixo, o eixo vertical, chamado de Y, define o potencial de cada colaborador. Deverá conter três quadros, cada um representando um dos três conceitos: “Alto”, “ Médio” e “Baixo”. 


O segundo eixo é o X, que indicará as competências e ficará na linha horizontal. Assim como no Y, em cada um dos três quadrados devem ser inseridos os termos relativos aos graus de desempenho do colaborador: “Baixo”, “Medio” e “Alto”. 


Cada colaborador terá seu nome anexado a um quadrado que mais define  Competência X Potencial.


Dependendo da configuração realizada pelo administrador, os eixos X e Y podem já vir preenchidos com as seções da avaliação adequadas. De todo modo, há uma caixa de seleção que pode alterar a seção presente em cada eixo.


Abaixo da seleção dos eixos é possível habilitar e desabilitar a plotagem do Nine-Box com os resultados calibradas, seja essa calibração pelo próprio gestor ou via administração.


Acima de cada quadro é informado a quantidade de colaboradores presentes nele e a porcentagem, considerando o total de colaboradores da equipe.





Abaixo do Nine-Box é exibida a legenda. Se o campo com o nome do colaborador estiver com uma borda pontilhada, indica que houve calibração da pontuação (feita pelo gestor ou pela administração). A seta para cima, indica que o colaborador é um possível sucessor de algum outro colaborador. A seta para baixo indica que o colaborador possui um possível sucessor. Ao passar o mouse sobre o nome do colaborador é possível visualizar essas relações. Por último, caso o colaborador tenha sido desligado, por exemplo, o administrador pode inativa-lo, e este aparecerá com um circulo vermelho acima do seu nome.




Caso tenha sido liberado pelo administrador, os gestores podem realizar a calibragem das pontuações através da movimentação pelos quadros do Nine-Box. Para isso, basta clicar e segurar no nome de um colaborador e arrasta-lo para o quadro desejado. Essa movimentação fará com que aparece uma borda pontilhada no campo com o nome do colaborador.




Caso queira entender de forma aprofundada sobre o Nine-Box, recomendamos a leitura do conteúdo completo sobre o assunto clicando aqui.