Por padrão, o progresso de uma meta ou objetivo é calculado de forma proporcional ao valor atual inserido nele mesmo. Para saber mais, acesse Como definir progresso proporcional em Metas e OKRs?  


Contudo é possível definir que a porcentagem de progresso de uma meta ou objetivo seja calculada com base nas respectivas submetas ou subobjetivos.


Para ilustrar, apresentamos a meta "Prospectar 40 clientes", que tem como "filhas", duas submetas "Apresentar 40 propostas" cujos responsáveis são dois colaboradores diferentes, Caetano Veloso e Gilberto Gil.


Nesta situação, deseja-se ligar o atingimento das submetas dos dois colaboradores ao progresso da meta "Prospectar 40 clientes". Ou seja, à medida que os dois colaboradores forem atingindo as submetas, o progresso da meta "pai", "Prospectar 40 clientes", também será atualizado e não será maia "0%".


Para configurar esse tipo de cálculo, na meta "pai", clique nos 3 pontos e, em seguida, em "Editar meta": 


Após, localize o tópico Regras do progresso e selecione a opção "Por submeta"



É possível escolher entre as duas opções:

  • O progresso é calculado a partir do valor das submetas: o progresso da meta "pai" depende do valor atual atingido nas submetas
  • O progresso é calculado a partir do progresso das submetas: o progresso da meta "pai" depende da porcentagem de progresso das submetas


Para o exemplo, utilizaremos a segunda opção e definiremos o cálculo por Média Simples. 


Também é possível definir pesos para diferenciar a importância de cada meta no cálculo da meta "pai".



Feito isso, basta Salvar e atualizar o valor atual de alguma submeta. Automaticamente o progresso da meta "pai" também será atualizado.


Caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato conosco por meio do chat, no canto inferior esquerdo, ou pelo e-mail suporte@impulseup.com!